sexta-feira, 16 de março de 2012

O Perigo do Cloro na Água Potável

Autor: Antônio Ventura
Site: Nutrição & Saude



O cloro é um produto químico tóxico que foi usado para desinfetar água potável por quase 100 anos. É econômico e mata muitas bactérias, incluindo aquelas que causam a febre tifóide, cólera e disenteria.

Infelizmente, também é um veneno que tem muitos efeitos colaterais no corpo humano.
O cloro reage com substâncias naturais, como a decomposição de plantas e materiais de origem animal, normalmente presentes na água para criar trihalometanos (THM).
Estes THMs desencadeiam a produção de radicais livres no organismo, são altamente cancerígenos, e causam danos celulares.
Beber água clorada pode causar problemas das artérias. Uma vez que as artérias estão comprometidas, o colesterol LDL pode unir-se as suas paredes, levando à aterosclerose e doenças cardíacas.

Câncer do rim, bexiga e vias urinárias são mais comuns em determinadas cidades, pois o cloro em excesso além das normas do governo é adicionado devido ao abastecimento de água estar muito poluída.

Não é incomum para o abastecimento de água municipal a ter níveis de cloro superiores aos recomendados como seguros para uma piscina.

O perigo durante o seu banho
Beber água clorada da torneira é apenas parte do problema.

Maior parte de cloro é absorvido através da pele, e inalado no vapor de um banho que é pior que você beber cinco copos de água da torneira. O calor e o vapor do chuveiro abre os poros permitindo uma alta taxa de absorção de cloro e outros produtos químicos.

O vapor de um banho quente pode conter até 20 vezes a concentração de cloro da água de torneira.
A inalação de vapores de cloro e outros produtos químicos é uma causa de suspeita de bronquite e asma.

Um relatório publicado no American Journal diz que o cloro contribuiu para aumento em certos tipos de câncer, irritações de pele e asma e afirmou que “até 2 / 3 da exposição foi prejudicial devido à absorção pela pele e inalação de cloro na água do chuveiro”.

A EPA E.U. (Environmental Protection Agency - Agência de Proteção Ambiental dos E.U.A)recentemente declarou: “Devido ao cloro e o vapor do banho, praticamente todas as casas na América tem um nível detectável de gás clorofórmio no ar”. Clorofórmio causa forte irritação respiratória.

O cloro tira os óleos naturais de proteção dos cabelos e da pele, e cria revestimento de secagem e envelhecimento. A pele pode secar e tornar-se áspera e com coceira.

O cloro é também o maior desencadeador do eczema – um grupo de doenças da pele que variam de formas leves caracterizada pela seca, quente, comichão na pele para formas mais graves, onde a pele torna-se rachada e com sangramentos.

O uso de filtros de qualidade para remover o cloro da água da sua casa, da água do seu chuveiro e ter água potável é de bom senso, e irá protegê-lo de potenciais problemas de saúde.

Fonte:





Nota do blog:


O cloro é usado para tratar a água, matando os microorganismos que podem nos trazer doenças. Muito bem. Mas justifica a adição de cloro?

Muita gente não sabia, mas é confirmado que o cloro e o fluor (falaremos outro dia sobre o segundo) que são adicionado na água que chega a nossas casas SÃO VENENOS PARA A SAÚDE. O cloro acumulado no corpo é cancerígeno! 

Então, por que, ainda é obrigatório no Brasil? Tá na hora de rever essa lei!

Uma dica pra quem bebe água da torneira e quer evitar a ingestão de cloro é encher um recipiente com água e deixar em repouso durante 12 horas descoberto (somente com um pano por cima) que o cloro volatiliza (evapora). Depois pode beber traquilo.

Nada como água de poço (mas cuidado com os agrotóxicos!)

Em breve, mais posts sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...