domingo, 28 de dezembro de 2014

Iogurte Grego? +Receita de Iogurte Caseiro!

Matéria do site do PROTESTE (link no final)

Iogurte grego: mediterrâneo só no nome

Moda no Brasil, analisamos os rótulos desses produtos e vimos que muitos contêm aditivos em excesso. Saiba quais são as opções mais saudáveis que indicamos para você.




Populares desde 2012, quando o primeiro foi lançado no Brasil, os iogurtes gregos agora ocupam boa parte da prateleira refrigerada dos supermercados. E para ver se realmente correspondem à imagem de alimentos saudáveis típicos da culinária mediterrânea, analisamos os rótulos de 6 marcas, entre versões tradicionais e light/zero.
Constatamos, porém, a predominância de produtos altamente industrializados, repletos de aditivos alimentares - principalmente espessantes - açúcar (ou adoçante artificial) e pasmem, até iogurtes com consistência líquida. 
E isso vai contra o próprio conceito desse alimento, caracterizado por ser espesso e cremoso, resultado do processo de retirada de soro, originalmente através de sacos de pano. 

Rótulos de algumas marcas contêm mais de 15 ingredientes
Mas alguns dos potes listam absurdos 15 ingredientes ou mais em seus rótulos, o que é incompreensível para um produto que em sua receita original contêm apenas leite e fermento. 

Confira abaixo o rótulo e a lista de ingredientes de cada iogurte:

Na dúvida, opte pelo produto com menos aditivos
Por isso, se estiver indeciso, dê preferência às marcas com menor lista de ingredientes, sem açúcar e adoçantes artificiais. Siga a regra de “quanto menos aditivos alimentares, melhor” ao conferir as substâncias. E se quiser adoçar, basta colocar mel ou frutas picadas.
A boa notícia é que há opções saudáveis, como os produtos sem gordura da marca Yorgus e o iogurte Nestlé tradicional.
1º lugar – Yorgus 0% de gordura.
2º lugar – Yourgus 2% de gordura.
3º lugar – Nestlé tradicional.

Fonte: PROTESTE


Melhor ainda é aquele iogurte feito em casa e é super simples de fazer!
Ele é feito a partir de um copinho de iogurte industrializado, mas daqueles em que consta em seus ingredientes apenas leite e fermento. Fazemos sempre aqui em casa, é sucesso!

Para fazer iogurte caseiro você vai precisar de:
1 litro de leite integral em temperatura ambiente
1 copinho de iogurte natural (conforme descrito acima) em temperatura ambiente
Recipientes de vidro

Primeiro você deve esterilizar tudo que vai entrar em contato com o leite e o iogurte (frascos, talheres...), passando água fervente. 
Depois você deve misturar o leite e o iogurte em uma jarra de vidro, mexendo bem pra que fique totalmente homogêneo. 
Divida a mistura em vários frasquinhos menores (em um tamanho bom para consumir), também de vidro, cubra com um pano e coloque em um lugar onde ninguém irá mexer por até 12h (se estiver muito quente, umas 8h será suficiente). 
Passado esse período o iogurte deverá estar cremoso e deve ser tampado e colocado na geladeira por pelo menos 4h antes de ser consumido. ATENÇÃO: É muito importante que o iogurte permaneça na geladeira durante este período, pois isso irá interromper a fermentação, só após poderá ser consumido.
Não consuma todo o iogurte! Guarde uma porção equivalente a um copinho do iogurte comprado, para usar da mesma forma quando for fazer de novo. Ele dura bastante tempo na geladeira.

No link abaixo você encontra uma receita de iogurte grego caseiro. Ainda não testamos, mas não parece difícil de fazer e os comentários são superpositivos: Tudo Gostoso - Iogurte Grego Caseiro.


Um comentário:

  1. Fiz o iogurte caseiro. Deixei em repouso de um dia para o outro. Ficou bem cremoso, muito bom!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...