domingo, 25 de agosto de 2013

Caldo de legumes caseiro

Sabe aqueles caldos de legumes em cubinhos que vem em caixinhas? Não é disso que eu estou falando! Aqui a gente fala de comida de verdade! E comida nutritiva!

Existem vários tipos de caldos (de galinha, de carne, de peixe, de alho, de mocotó...), mas hoje o assunto é caldo de legumes. Ele é muito nutritivo e pode facilitar muito a sua vida na hora de cozinhar. É ótimo para fazer sopas, mas você pode usar em risotos, molhos, carnes, em tudo que der vontade.



O ideal é fazer em grande quantidade e congelar em pequenas porções. Dura até 6 meses congelado. Eu costumo colocar parte em potinhos e parte em forminhas de gelo, depois desenformo os cubinhos e coloco em um pote no congelador, assim você vai tirando quantos cubinhos precisar. Fica mais fácil quando o objetivo é usar só um pouco do caldo.

Faça o caldo com legumes frescos e com sobras e cascas. Não utilize as extremidades das raízes, sobras sujas ou passadas, e vegetais com amido, como batata. Forme uma boa mistura para evitar um sabor dominante e procure acrescentar, no mínimo, uma cenoura e um talo de aipo.

Essa é uma ótima receita, retirada do livro 500 Receitas Vegetarianas, de Deborah Gray:

225g de cebolas picadas
500g de vegetais variados picados (cenoura, brócolis, couve-flor, aipo, vagem, abobrinha...)
2 a 4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 punhado de salsa
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
2,25 litros de água

Coloque os ingredientes numa panela grande e leve ao fogo alto até atingir o ponto de fervura. Diminua a chama e mantenha em fogo brando, sem tampa. Cozinhe por 1 hora, no mínimo, até reduzir à metade. Reserve para esfriar e coe. Use em até 5 dias ou congele. Rende aproximadamente 1,1 litro.

Nunca descongele e congele de novo! Por isso é importante armazenar em pequenas porções.

Multiplique essa receita e use sua maior panela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...