domingo, 28 de dezembro de 2014

Iogurte Grego? +Receita de Iogurte Caseiro!

Matéria do site do PROTESTE (link no final)

Iogurte grego: mediterrâneo só no nome

Moda no Brasil, analisamos os rótulos desses produtos e vimos que muitos contêm aditivos em excesso. Saiba quais são as opções mais saudáveis que indicamos para você.




Populares desde 2012, quando o primeiro foi lançado no Brasil, os iogurtes gregos agora ocupam boa parte da prateleira refrigerada dos supermercados. E para ver se realmente correspondem à imagem de alimentos saudáveis típicos da culinária mediterrânea, analisamos os rótulos de 6 marcas, entre versões tradicionais e light/zero.
Constatamos, porém, a predominância de produtos altamente industrializados, repletos de aditivos alimentares - principalmente espessantes - açúcar (ou adoçante artificial) e pasmem, até iogurtes com consistência líquida. 
E isso vai contra o próprio conceito desse alimento, caracterizado por ser espesso e cremoso, resultado do processo de retirada de soro, originalmente através de sacos de pano. 

Rótulos de algumas marcas contêm mais de 15 ingredientes
Mas alguns dos potes listam absurdos 15 ingredientes ou mais em seus rótulos, o que é incompreensível para um produto que em sua receita original contêm apenas leite e fermento. 

Confira abaixo o rótulo e a lista de ingredientes de cada iogurte:

Na dúvida, opte pelo produto com menos aditivos
Por isso, se estiver indeciso, dê preferência às marcas com menor lista de ingredientes, sem açúcar e adoçantes artificiais. Siga a regra de “quanto menos aditivos alimentares, melhor” ao conferir as substâncias. E se quiser adoçar, basta colocar mel ou frutas picadas.
A boa notícia é que há opções saudáveis, como os produtos sem gordura da marca Yorgus e o iogurte Nestlé tradicional.
1º lugar – Yorgus 0% de gordura.
2º lugar – Yourgus 2% de gordura.
3º lugar – Nestlé tradicional.

Fonte: PROTESTE


Melhor ainda é aquele iogurte feito em casa e é super simples de fazer!
Ele é feito a partir de um copinho de iogurte industrializado, mas daqueles em que consta em seus ingredientes apenas leite e fermento. Fazemos sempre aqui em casa, é sucesso!

Para fazer iogurte caseiro você vai precisar de:
1 litro de leite integral em temperatura ambiente
1 copinho de iogurte natural (conforme descrito acima) em temperatura ambiente
Recipientes de vidro

Primeiro você deve esterilizar tudo que vai entrar em contato com o leite e o iogurte (frascos, talheres...), passando água fervente. 
Depois você deve misturar o leite e o iogurte em uma jarra de vidro, mexendo bem pra que fique totalmente homogêneo. 
Divida a mistura em vários frasquinhos menores (em um tamanho bom para consumir), também de vidro, cubra com um pano e coloque em um lugar onde ninguém irá mexer por até 12h (se estiver muito quente, umas 8h será suficiente). 
Passado esse período o iogurte deverá estar cremoso e deve ser tampado e colocado na geladeira por pelo menos 4h antes de ser consumido. ATENÇÃO: É muito importante que o iogurte permaneça na geladeira durante este período, pois isso irá interromper a fermentação, só após poderá ser consumido.
Não consuma todo o iogurte! Guarde uma porção equivalente a um copinho do iogurte comprado, para usar da mesma forma quando for fazer de novo. Ele dura bastante tempo na geladeira.

No link abaixo você encontra uma receita de iogurte grego caseiro. Ainda não testamos, mas não parece difícil de fazer e os comentários são superpositivos: Tudo Gostoso - Iogurte Grego Caseiro.


domingo, 20 de julho de 2014

Açúcar - Doce Veneno!

Já falei aqui algumas vezes contra o consumo de açúcar, mas nunca expliquei exatamente o motivo.
Abaixo você vê um quadro explicativo, para entender todos os problemas que essa "doçura" carrega.
Se a sua única preocupação em relação ao açúcar eram as calorias, veja que isso não é o pior.

Dê preferência a açúcares menos processados, como o mascavo e o demerara, ou ainda, utilize mel (rico em nutrientes e não apenas calorias vazias). 
No texto também é citada a estévia, porém é preferível usar as folhas e não aquele adoçante industrializado. 
Se não puder fazer essas substituições, reduza a quantia de açúcar ingerido e sinta o verdadeiro sabor dos alimentos. O açúcar não deixa de ser um vício, você acostuma com ele e não vive mais sem. Cortar ou reduzir o açúcar no início pode parecer ruim, mas depois garanto que você não vai mais voltar atrás.

sábado, 3 de maio de 2014

Macarrão com tofu


100g de tofu
1 col. (sopa) de farinha de trigo integral
Páprica picante e sal a gosto
1 dente de alho bem picado
Manteiga para refogar
250g de macarrão integral
2 col. (sopa) de manteiga
Orégano

Coloque o macarrão para cozinhar normalmente.
Escorra o excesso de água do tofu e corte em pedaços bem pequenos. Misture bem o tofu com a farinha, a páprica, o sal e o alho. Refogue com a manteiga até dourar.
Quando o macarrão estiver pronto, escorra e  acrescente as duas colheres de manteiga, misturando bem até derreter. Coloque o preparado com o tofu no macarrão, misture e coloque orégano por cima para servir.

Esta é uma refeição quase completa, pois tem o carboidrato (macarrão), a proteína (tofu) e a fibra. Complemente com uma salada bem colorida a seu gosto.
Também é uma ótima opção de almoço ou jantar para vegetarianos.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Suco terapêutico delicioso

Principais propriedades deste suco: desintoxicante, fonte de vitamina C e termogênico.



2 folhas de couve
1 pedaço pequeno de gengibre
Suco de 1/2 limão
2 fatias de melão (use a variedade que preferir)
Mel (não usar açúcar nem adoçante)
Água (aproximadamente 150ml)

Bata tudo no liquidificador.

Couve:  Rica em vitamina C e fibras, além de conter ferro e cálcio. Ajuda na desintoxicação do fígado e é termogênico (acelera o metabolismo e a queima de calorias).
Gengibre: Assim como a couve, também é termogênico. Age como antiinflamatório, combatendo dores. É digestivo e desintoxicante.
Limão: Fonte de vitamita C e outros nutrientes, combate a obesidade e é antioxidante e desintoxicante. Age beneficamente em diversos órgãos.
Melão: Excelente fonte de potássio. Indicado para pessoas com problemas de fígado (hepatite, cirrose hepática) e cálculos renais. Ajuda a previnir reumatismo. É fortificante, calmante, laxante, diurético e possui atividade anticoagulante.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...